Indústria de games movimenta US$ 6 bi na Coreia do Sul

Não é de hoje que a indústria de games move rios de dinheiro. Desde os anos 80, com a “revolução” Atari, ela vem se mostrando um mercado que lida com cifras cada vez mais altas em todo o mundo. Enquanto ainda engatinha no Brasil, esse mesmo mercado atingiu proporções estratosféricas na Ásia, continente onde jogos eletrônicos são levados a sério, e não tratados como simples diversão adolescente. Só na Coreia do Sul, a indústria de games movimenta cerca de US$ 6 bilhões por ano.

São nada menos que 30 mil empresas nesse ramo de atuação, o que fez crescer o interesse público em investir no setor. Seja com investimentos em banda larga – que já fazem a internet rápida chegar a 97% dos lares do país – ou com a criação de políticas de incentivo à indústria, o governo estimula empresas de desenvolvimento no mercado interno e também abre portas no exterior.

Embora tenha cerca de 50 milhões de habitantes, a Coreia do Sul é o segundo maior mercado de jogos online, atrás apenas da China. A indústria de jogos pela internet representa metade do mercado de games. Cada vez mais jogadores podem usar a internet em casa ou nos PC cafés, uma espécie de lan house.

Nos próximos dois anos, um investimento de US$ 1 bilhão será destinado a uma nova etapa da melhoria da infraestrutura. A expectativa do governo é que a medida, junto com US$ 21 bilhões investidos pela iniciativa viabilize a internet super-rápida, através da qual será possível baixar filmes de duas horas de duração em apenas 12 segundos.

Os estúdios independentes também estão crescendo, servindo de incentivo à formação de profissionais do setor. Hoje as empresas coreanas exportam cerca de US$ 1 bilhão de seus games online e têm como principais mercados China, EUA e Japão.

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