Guia Nonada – Uma boa semana para a poesia e os Direitos Humanos

O Guia Nonada é o roteiro cultural de Porto Alegre e região metropolitana sugerido pela nossa equipe! Na programação, damos prioridade a artistas e eventos independentes e acessíveis, que procuram refletir a diversidade cultural brasileira e cujas produções buscam representar e problematizar questões sociais. Mande as suas sugestões para o nonada@nonada.com.br!

Quem Tem medo de Travesti?

Coletivo As Travestidas

Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bichas, veados. O Coletivo As Travestidas traz um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre um olhar delicado, e quase cru, acerca do medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir melhor, de gritar. Quinta-feira (1), às 20h no Teatro Sesc Canoas (Guilherme Schell, 5340). Ingressos antecipados: R$16. Meia-entrada: R$8.

Slam Peleia

Slam peleia (Foto: divulgação)

Slam aberto a poetas que tenham pelo menos 3 poemas autorais. O slam chega à sua terceira edição nesta sexta (2), às 19, na praça do MM Lanches (Lima e Silva, 10). Gratuito. Mais informações.

Família Ruiz no Unimúsica

Alice Ruiz (Foto: Christian Franz Tragni)

A família Ruiz tem uma longa história com a literatura e com a música brasileira. Alice Ruiz é poeta e letrista – começou a escrever contos aos nove anos de idade, versos aos 16 e letras de músicas aos 26. Estrela Leminski, filha de Alice e de Paulo Leminski, escritora e compositora – já fez parcerias com Ceumar, Iara Rennó, Alzira Espíndola e com a própria mãe, Alice. Téo Ruiz, marido de Estrela, também é músico, compositor e produtor atuante. Em junho, a família Ruiz sobe no palco do Salão de Atos para um pocket-show. Sexta feira (2), às 20 horas, no Salão de Atos da UFRGS (Rua Paulo Gama, 110). Gratuito. Os ingressos já estão sendo distribuídos no mesmo local. 

Zambaben no Parque Marinha

Grupo Zambaben (Foto: divulgação)

No domingo tem lançamento do disco autoral da banda Zambaben. Formada em 2007, a banda tem como característica abordar temas do cotidiano que vão de críticas sociais a amores desencontrados. O termo “Zamba“, significa a miscigenação de raças e mistura de ritmos, “ben” é a singela homenagem prestada ao alquimista Jorge Ben Jor. Domingo, (4), às 16h no Parque Marinha do Brasil. Gratuito. 

 

Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Filme Meninos e Reis (Foto: divulgação)

A 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos ocorre na Cinemateca Capitólio. O ciclo acontece anualmente em capitais de todo o Brasil. Destaque para as produções gaúchas Carol, de Mirella Kruel, e Epidemia de Cores, de Mário Eugênio Saretta, Madrepérola de Deise Hauenstein, De que lado me olhas de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi e Pobre Preto Puto de Diego Tafar. De 6 a 11 de junho, na Cinemateca Capitólio. Gratuito. Confira a programação completa.

 

Compartilhe
Ler mais sobre
Memória e patrimônio Reportagem

Centenário é importante para revisar mitos da Semana de Arte Moderna

Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Direito à aposentadoria para artistas é destaque na 1ª Conferência dos Trabalhadores da Cultura

Notícias

Guia Nonada – Cultura brasileira e latina pautam o fim de semana