Foto: reprodução/editora Todavia
O podcast Quando Chegou Carta chega à sua segunda temporada, trazendo a leitura de uma correspondência do escritor Jorge Amado. O programa é um espaço para apresentar cartas trocadas entre diferentes artistas e intelectuais, e já selecionou textos de nomes como Clarice Lispector, Eneida de Moraes, Ana Cristina Cesar, Mario de Andrade, Guimarães Rosa, Cidinha da Silva, entre vários outros. O projeto é idealizado pelo jornalista Rafael Gloria, editor do Nonada Jornalismo.
No total, já foram 33 episódios publicados, incluindo cartas que registraram momentos históricos, como a luta dos artistas contra a censura da Ditadura Militar, em um episódio narrado pela atriz Cacilda Becker. Há também momentos de puro lirismo, como a carta do cronista Rubem Braga refletindo sobre amor.
Sabe-se que a partir da correspondência é possível entender melhor o contexto da época em que os artistas estavam inseridos, seus receios, medos, inspirações e encantos. Há, também, a leitura pelo valor estético, literário das palavras que são trocadas entre os envolvidos.
Neste temporada, segue o foco na literatura brasileira, dando cada vez mais destaque à leitura da carta. Na missiva de Jorge Amado a uma leitora, o autor fala de seu amado estado e a influência de sua terra na escrita de suas obras. O podcast tem um financiamento coletivo no apoia.se.
Ouça abaixo:
O Nonada produz ainda podcasts em edição especial e já realizou projetos sobre a cultura afro-gaúcha, o samba e a censura no Brasil, com financiamento do Sesc. Confira os programas clicando aqui ou no player abaixo.