Durante a semana, surgiu duas boas notícias no campo da cultura na cidade de Porto Alegre: o retorno do palco Araújo Viana e a possibilidade da restauração do Cinema Capitólio ser concluída ainda esse ano.
A primeira é o resultado de uma parceria entre o setor público e o privado que começou em abril de 2010, quando se deu a colocação dos tapumes ao redor do espaço. Com um projeto orçado em mais de 18 milhões de reais e mais de dois anos de obra, o Araújo terá sua reabertura oficial no dia 20 de setembro. Algumas das novidades são os assentos na plateia, um sistema de climatização e acústica refeitos, além de novos bares, banheiros e acessibilidade. O espaço também aumentou, são 3.000 lugares em formato de plateia fixa e cerca de 4.800 quando for composto por cadeira e pista. No dia 20, vários artistas locais apresentação suas canções mais representativas, e no dia 22 Maria Rita volta a capital para apresentar o show “Redescobrir”, em que interpreta canções de Elis Regina.
Outro projeto que promete movimentar a cultura na cidade é o Cine Capitólio, que pode ser reaberto ainda em dezembro. Essa semana a Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial, um termo de Cooperação Cultural com a Fundacine de R$181,58 mil para o acompanhamento técnico da terceira e última etapa de restauração. Ainda falta a verba federal para terminar a reforma, a expectativa agora é que com o edital das obras sendo publicado em duas semanas, a conclusão da reforma ocorra em quatro meses. Futuro centro cultural de pesquisa e preservação da memória audiovisual, o Capitólio vai contar com uma sala de exibição com 188 lugares, cinco salas para exibição de recursos multimídia com espaço para pesquisa, café, lojas e salas de exposição.