A água chegou sem trégua no estado do Rio Grande do Sul. Em apenas 15 dias, a chuva acumulada bateu a média prevista para o total de cinco meses, causando o transbordamento de rios em diversas cidades do estado. Na capital, Porto Alegre, o lago Guaíba atingiu uma altura sem precedentes, entrando na cidade pelos bueiros e alagando bairros do centro e das periferias.
Centenas de milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas, prédios históricos foram inundados, empresas tiveram perdas gigantescas. O acesso à capital do estado ficou inviabilizado durante dias devido a estradas destruídas. Com sua pista alagada por 20 dias, o aeroporto da cidade foi fechado pelo resto do ano.
Sem infraestrutura, comunidades pobres, negras e de comunidades tradicionais foram as mais afetadas pela enchente e chegaram a ficar 38 dias ilhadas, já que esses locais foram os últimos nos quais os governantes instalaram motores para drenar a água. Desalojados e em abrigos temporários, muitas pessoas perderam suas casas e não sabem se vão conseguir retornar a seus territórios de origem.
O Nonada Jornalismo foi atrás das histórias das comunidades que sofreram racismo ambiental na enchente para entender como elas foram afetadas e como estão reconstruindo suas vidas. A série foi realizada com financiamento do Pulitzer Center.
Comunidade negra histórica de Pelotas que sofreu na enchente luta contra invisibilidade
Ainda é maio no RS: moradores das periferias convivem com estragos três meses após enchente
“Encontrei meus búzios no portão”: as histórias dos terreiros inundados no Rio Grande do Sul
Pescadores artesanais e moradores das ilhas de Porto Alegre têm sua cultura e futuro ameaçados após enchente
Impacto e republicações
Portal UOL: Periferia de Porto Alegre tem ‘bairros-fantasmas’ três meses após enchentes
Nexo Jornal: As histórias dos terreiros inundados no RS
Revista Afirmativa: Pais e mães de santo do Rio Grande do Sul se unem em apoio a terreiros atingidos pelos temporais na região
Revista O Grito!: Como a maior catástrofe socioambiental do RS impacta a cadeia do Livro e Leitura
Prefeitura dialoga com moradores do bairro Sarandi após reportagem do Nonada
Equipe
Reportagem:
Anna Ortega
Marisa Campos
Priscila Pasko
Rafael Gloria
Fotografia:
Desirée Ferreira
Maria Rita Rolim
Vídeos:
Alexandre Briozo Filho
Pedro Henrique Tubiana
Coordenação e edição:
Thaís Seganfredo